dípolo - significado y definición. Qué es dípolo
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es dípolo - definición

Força dipolo permanente; Força dipolo induzido; Força de dipolo permanente; Dipolo permanente; Forças de Keesom; Força dipolo dipolo

dipolo         
sm (di+pólo) Eletr
1 Sistema de duas cargas de igual valor e sinais contrários, localizadas em pontos próximos.
2 O mesmo que antena bipolar.
Dipolo         
Dipolo de uma molécula é um dipolo elétrico com um campo eléctrico inerente decorrente de uma diferença de eletronegatividade.
Dipolo hertziano         
O dipolo hertziano, ou dipolo oscilante, foi descoberto em 1886 pelo físico alemão Heinrich Rudolf Hertz em suas experiências para testar a teoria eletrodinâmica de Maxwell. Um dipolo oscilante pode ser formado, por exemplo, pela perturbação do movimento de elétrons num átomo ou por um dispositivo comum, como uma antena para telecomunicação.

Wikipedia

Dipolo

Dipolo de uma molécula é um dipolo elétrico com um campo eléctrico inerente decorrente de uma diferença de eletronegatividade.

O físico e químico Peter Debye foi o primeiro cientista a estudar os dipolos moleculares exaustivamente e, devido a isso, foi homenageado com a unidade dada ao mensuração do momento dipolar, Debye.

O momento dipolo pode ser obtido a partir de medições da constante dielétrica. Entretanto, essa propriedade pode ser aproximada como uma soma vetorial dos respectivos momentos dipolo da molécula. É necessário levar em consideração a geometria molecular para a soma vetorial. Moléculas com polos identificáveis possuem o momento dipolo não nulo e, por isso, são moléculas polares.